segunda-feira, 31 de agosto de 2009





Com a pratica crescente da interdisciplinaridade há uma preocupação especial com a leitura e a escrita nas disciplinas que estudam a linguagem. Mesmo que a escola venha a séculos , se tornando lugar para se adquirir e praticar o ato de ler e escrever, sabe-se que esta instituição esta longe de corresponder as reais capacidade do aluno e as exigencias da sociedade moderna. Em muitas escolas que priorizam a cópia, a reprodução, já a sociedade da primazia a capacidade critica , a interpretação e a produção autonoma. Se não houver uma concientização dos professores e alunos iremos continuarfazendo copia sem ter o prazer de ler.
A realidade hoje, é que a leitura da escola é aquela que é obrigatoria estudar, porque se controla e qualifica



Um comentário:

  1. Realmente, a realidade da leitura hoje na escola, é que os alunos só fazem leituras obrigatórias, que se tornam mecânicas tirando dos mesmos o prazer que esta pode proporcionar.
    Porém, não são os alunos que têm a culpa dessa realidade... Como é que eles vão ter o prazer de ler se isso não é incutido neles? Como é que vão se empolgar em pegar um livro para ler se muitas escolas não dispõem de bibliotecas?
    Refletindo sobre essa questão, acredito que para que os alunos comecem a se interessar pela leitura, é preciso que a escola e todo seu quadro docente também se interessem, é preciso que o professor que vá para sala de aula lhes mostre o quão prazerosa, divertida e enriquecedora pode ser a leitura.



    .

    ResponderExcluir