terça-feira, 1 de setembro de 2009

A leitura como fonte de prazer e de saber












http:blogaleno.blog.uol.com.br/imagns/escola/JPG


Através da leitura de um artigo de Costalonga , ela nos faz entender que é através da leitura critica que o leitor pode vir a transcender determinados limites e penetrar as lacunas do texto estabelecendoum dialogo profundo com sigo e com os demais a sua volta. Antes de dar continuidade é preciso perguntar , como é possivel ensinar leitura e escrita , com a perspectiva de formar leitores criticos e exigentes, não sendo esse tipo de leitor? Como professores, só podemos exigir aquilo que dominamos, não adianta cobrar dos alunos se não a praticamos , como iremos avaliar nossos educandos?

A escola deveria ser o espaço previligiado para a leitura, de alunos e professores com a oferta de blibiotecas recheadas de livros de todos os genêros e para todos os gostos, possibilitando a ambos uma leitura rica e progressiva e não algo mecânico sem prazer com a finalidade de oferecer a resposta solicitada pelo docente. Com a falta desse recurso as instituições vem transformando o ato de ler em não-leitura de forma que o aluno só ler porque necessita de uma determinada resposta.

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